domingo, 27 de novembro de 2011
A Dança dos Pássaros:
Incrível não?!
Os estorninhos formam bandos para migrar de uma região a outra ou para se proteger dos predadores. Como eles se movem muito juntos, os falcões e gaviões não conseguem identificar as aves para atacar.
Eles são pequenos, têm em média 20 centímetros de altura, mas quando se juntam e voam em bando, formam uma imensa nuvem negra e fazem uma impressionante coreografia no céu.
As imagens mostradas em vídeo foram feitas na Irlanda, foram colocadas na internet e já foram vistas mais de 5 milhões de vezes!
As autoras das imagens remavam em um rio quando foram surpreendidas pelo bando de pássaros. Eles são os estorninhos, uma espécie que existe na Europa, no norte da África e na Ásia. Vários vídeos na internet mostram grandes bandos, com até 50 mil aves. Esses grupos são formados no outono e no inverno.
Muitas vezes, o que a gente vê é o predador tentando avançar, tentando capturar a ave, e essas aves, de maneira sincronizada, abrem um espaço e o predador passa direto e não consegue capturar nenhuma delas.
Há cinco anos, um grupo de cientistas de vários países tenta entender por que os bichos se movimentam dessa maneira e não se batem. A principal descoberta é que cada pássaro se guia pelos sete vizinhos mais próximos.
É por voarem de maneira tão coordenada que os bandos conseguem se expandir, encolher e mudar de forma e direção sem se separar. E é assim que produzem, todos os dias, essas imagens fantásticas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário